A devoção à Sant’Ana é exemplo da influência jesuítica na tradição religiosa em Guarapari. A primeira igreja da aldeia, datada de 1585, era sob a invocação inicial de Sant’Ana. Em 1892, foi edificada uma capela em devoção à mesma santa, na povoação de Meaípe. A Gruta de Sant’Ana, situada na Ladeira D. João Cavati, foi construída por um morador local, Joaquim Leopoldino Lopes, por volta de 1942. A edificação feita de pedras testemunha a continuidade da devoção à mãe de Maria, ao longo do século XX.
Construída com pedras sobrepostas, a “grutinha” como também é chamada, ficou abandonada por alguns anos, sendo reformada e entregue, em 18 de setembro de 1991, como Patrimônio Afetivo do município de Guarapari.
Em bom estado de conservação, com uma escadaria para facilitar o acesso, a gruta abriga em seu interior, um quadro de Sant’Ana e de Nossa Senhora Menina, pintado pelo padre Antônio Nunes, e um nicho com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, confeccionada em mármore, com o auxílio da população local, a pedido do padre Nunes.
Texto: Thiara Bernardo Dutra - Doutoranda em História / UFES
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES