Inaugurado em 1953, o Radium Hotel foi edificado em um lote de posição estratégica, tendo à frente a famosa praia da Areia Preta, reconhecida pela qualidade terapêutica de suas areias, e em uma área central da cidade, no momento de sua construção.
O terreno atraiu o interesse da empresa Bianchi Hotéis e Turismo, sendo arrendado junto ao estado do Espírito Santo, durante o governo de Jones dos Santos Neves, por quinze anos a Alberto Quatrini Bianchi, responsável pela conclusão da obra.
O Radium Hotel, um edifício de três pavimentos, teve inspiração no estilo neocolonial simplificado, uma interpretação livre de elementos arquitetônicos identificados com as obras coloniais, com volumetria de discreto dinamismo e em aparência dominada pela branca opacidade das alvenarias externas, onde se destacam portas e janelas de diferentes tamanhos. A simplicidade do projeto contrasta com o luxo e a riqueza, que os 140 leitos, as 2 suítes especiais para as autoridades e os salões de jogos e de lazer, abrigavam.
O Radium Hotel foi um dos mais chiques e grandiosos hotéis do país, projetado para ser um verdadeiro hotel cassino de padrões internacionais. Na inauguração e durante seu funcionamento, contou com a presença de diversas “personalidades”, que reuniu um público diversificado, composto por artistas, empresários, políticos, enfim, pessoas da elite política, econômica e social do país.
Para favorecer a alta demanda de hóspedes do Radium Hotel, entre 1953 a 1964, foram construídos o aeroporto e a ponte Jones dos Santos Neves. O sucesso do Radium Hotel teve seu fim em 1964, quando a ditadura militar fez valer a proibição dos jogos de azar, decretada no governo de Eurico Gaspar Dutra.
Em 1967, ocorreu a retomada pública da posse do hotel, que coincidiu com a criação da Empresa Capixaba de Turismo, instituição que administrou o hotel até a sua falência no ano de 1990. A despeito das dificuldades, as atividades foram mantidas até 1992, quando o Corpo de Bombeiros, diante da deterioração física, lacrou o estabelecimento, por colocar em risco a vida dos hóspedes.
O Radium Hotel é um bem cultual, de natureza arquitetônica, tombado pela resolução nº 4/1998 do Conselho Estadual de Cultura, e constitui importante patrimônio histórico e afetivo do município de Guarapari, por guardar a memória viva, dos anos dourados guaraparienses.
Texto: Thiara Bernardo Dutra - Doutoranda em História / UFES
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES