Prefeitura alerta população para casos de chikungunya e dengue no município.

Muito se fala de Corona Vírus, mas o Brasil possui um outra questão de saúde ainda mais preocupante e que as pessoas não podem deixar de ter atenção. No início deste ano, o Ministério da Saúde apontou 11 Estados que poderiam ter surto de Dengue e o Espírito Santo está entre eles.

Pensando nisso, a Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou diversas ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor dessas doenças, o Aedes Aegypti.  Ainda assim, o município registrou um aumento no número de casos confirmados de chikungunya, subiu de um para quatro casos, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Se a dengue deixa dor no corpo, a chikungunya é ainda pior, ela provoca febre alta, dor de cabeça, dores articulares e musculares muito fortes. Os sintomas costumam persistir por até 10 dias, mas a dor nas articulações pode durar meses ou anos e, em certos casos, converter-se em uma dor crônica incapacitante para algumas pessoas.

O município pede que a população atente para suas casas e quintais, e faça uma vistória em tudo. 

Segue abaixo algumas dicas simples e rápidas para combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.

Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.

Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.
 

Numeros da Chikungunya no município 
2019  (total de casos)
Notificados 48
Confirmados 16

De 01 de Janeiro a 11º semana de 2019 
Notificados 3
Confirmados 1

De 01 de janeiro a 11º semana de 2020 
Notificados 63
Confirmados 4

Números da dengue no município 
2019 (total de casos)
Notificados 1976
Confirmados 1262

De 01 de Janeiro a 11º semana de 2019 
Notificados 121
Confirmados 40

De 01 de janeiro a 11º semana de 2020 
Notificados 127
Confirmados 8

Data de Publicação: sexta-feira, 13 de março de 2020

LEIA MAIS...

Comitiva de Guarapari visita fazenda marinha para implantação de cultivo de algas no litoral da cidade
Procon registra variação no preço dos ovos de Páscoa em Guarapari
Palcos na Praia do Morro e no Centro com programação variada na Páscoa Fantástica em Guarapari 
Interdição no Trânsito: mudança no acesso à Av. Joaquim da Silva Lima

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30

Telefone

(27) 3361-8200

Endereço

Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Localização


Copyright © Prefeitura Municipal de Guarapari - Poder Executivo - Todos os direitos reservados

Logo da Alphatec