Guarapari alcançou um marco importante em 2025 com o retorno de 16 crianças e adolescentes às escolas, resultado direto da atuação do programa Busca Ativa Escolar e do fortalecimento do trabalho com a criação do comitê intersetorial entre secretarias e órgãos públicos.
A estratégia, criada pelo UNICEF, combina uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica para apoiar municípios na identificação, registro e acompanhamento de estudantes fora da escola ou em risco de evasão escolar. Em Guarapari, o programa foi adotado em 2018, mas passou a apresentar avanços significativos nos últimos anos com uma atuação mais direta e atenta.
“Enfrentei grandes desafios no início, inclusive por estar trabalhando sozinha. Mas aos poucos, conseguimos importantes parcerias com o Conselho Tutelar e a Semtac. Em 2025, com a chegada da nova gestão e o reforço da equipe, os resultados têm sido surpreendentes”, afirma Júlia dos Santos Bernardo, Coordenadora Operacional do Programa Busca Ativa Escolar.
A Busca Ativa Escolar tem como princípio o trabalho intersetorial entre diferentes setores da administração pública, como educação, saúde, assistência social e órgãos de proteção à criança e ao adolescente. Essa abordagem integrada tem sido fundamental para garantir que mais crianças e adolescentes estejam na escola e aprendendo.
As boas práticas implementadas na atual gestão também foi destaque e virou um estudo de caso do Tribunal de Contas do Espírito Santo. “A criação do Comitê Intersetorial era uma orientação do Tribunal de Contas e assim que assumimos a Julia nos solicitou e logo instituímos o Comitê para dar suporte as ações do Busca Ativa Escolar. Pra nossa surpresa tivemos um retorno muito positivo com o regresso dos alunos após as visitas e avaliação das necessidades de cada um”, destacou a Secretária Municipal de Educação, Jaciara Lyrio.
Data de Publicação: sexta-feira, 04 de abril de 2025
Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30
(27) 3361-8200
Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES