Procon Guarapari divulga ranking de empresas com mais reclamações dos consumidores

Neste sábado, 15 de março, em celebração ao Dia do Consumidor, os Procons de todo o Brasil divulgaram o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2024, uma lista que revela as empresas que mais desrespeitaram os direitos dos consumidores durante o ano de 2024. O levantamento, realizado com base nas reclamações registradas entre janeiro e dezembro do ano passado, tem como objetivo fornecer transparência e alertar a população sobre as práticas abusivas no mercado.

De acordo com o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2024, a empresa que lidera o ranking de queixas no Procon Guarapari é a Telefônica Vivo (GVT). Em seguida, aparecem a EDP Espírito Santo, o Banco BMG, o Banco Bradesco e a Oi. As principais reclamações registradas pelos consumidores envolvem cobranças indevidas, problemas relacionados a crédito consignado, vícios de qualidade em produtos ou serviços, alterações unilaterais de contrato e descumprimento das obrigações acordadas.

A coordenadora do Procon Guarapari, Bruna Victor Tavares Sardinha, ressaltou a importância de a população estar ciente das empresas que apresentam mais problemas e como isso pode influenciar a tomada de decisões na hora de adquirir produtos ou serviços. "O objetivo é que a sociedade tenha conhecimento desse ranking e, ao buscar um produto ou serviço, tome uma decisão mais consciente", afirmou Bruna.

O que é o Cadastro de Reclamações Fundamentadas?

A divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas é uma obrigação legal, conforme o artigo 5º da Constituição Federal e o artigo 44 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. O documento, que deve ser atualizado anualmente, apresenta um ranking das empresas que mais violam os direitos dos consumidores, com base nos processos administrativos abertos a partir das reclamações recebidas pelos Procons. Além disso, o cadastro informa se as queixas foram ou não atendidas pelas empresas envolvidas.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2024 já está disponível para consulta pública, permitindo que consumidores e cidadãos possam verificar as empresas que mais desrespeitaram os seus direitos ao longo do último ano.

Consulte o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2024 aqui

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Data de Publicação: sábado, 15 de março de 2025

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