Guarapari: um Tesouro no Fundo do Mar

Guarapari não é apenas um destino para os amantes das praias, mas também para aqueles que buscam explorar a vida marinha. O fundo do mar, que já é casa de mais de 766 espécies catalogadas, trouxe para a cidade, o reconhecimento de Guarapari como Capital Nacional da Biodiversidade Marinha. 

O novo título está na Lei nº 15.004, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no final de 2024, após aprovação na Câmara dos Deputados, e no Senado Federal. O assunto era debatido desde 2021, e foi proposto pela então deputada federal Dra. Soraya Manato. 

O ponto de mergulho na cidade, está localizado a 12 quilômetros da orla, entre as Ilhas Rasas e a Ilha da Escalvada, e o que se encontra são verdadeiros aquários naturais. Os recifes e naufrágios históricos, como o cargueiro britânico Beluccia, que afundou há mais de um século, e o Victory 8B, afundado há pouco mais de 20 anos, tornam-se pontos de encontro para peixes, corais e moluscos. 

Esses naufrágios não são apenas relíquias do passado, mas também abrigo para a vida marinha que transformou essas estruturas em ecossistemas vibrantes.

Beluccia - O navio cargueiro britânico Beluccia, afundou perto das Ilhas Rasas. O navio estava carregado com 35 mil sacas de café e afundou depois de bater no recife. Ele ficou encalhado cerca de 10 dias antes de afundar, tempo suficiente para salvar a mercadoria. Naufragado há mais em 1903, a estrutura já foi toda tomada pelos corais e algas.

Victory 8B - Há mais de 20 anos, próximo do Beluccia, o Victory 8B foi afundado para virar um segundo aquário natural. O naufrágio foi acompanhado por 30 barcos e levou quase três horas para chegar ao fundo. Foram 3 anos de trabalho para preparar o navio que estava abandonado no Porto de Vitória depois de ser apreendido pela Companhia Vale do Rio Doce a pedido do Banco Central da Grécia. 

Com um dos maiores berçários de vida marinha do Brasil, a região abriga moluscos, crustáceos, corais e anêmonas. Esses recursos naturais são preciosos, e a cidade se tornou um destino importante para turistas interessados em explorar esse universo subaquático.

A cidade recebe turistas de diversos países, como Chile, Argentina, Canadá e Austrália, que se encantam com a vida subaquática. 

O reconhecimento oficial da cidade como Capital Nacional da Biodiversidade Marinha é visto como um passo importante para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, incentivar pesquisas científicas e aprimorar a proteção de espécies ameaçadas.

Com o título recém-conquistado, Guarapari reforça sua posição como um dos principais destinos para turismo ecológico e científico no Brasil, ao mesmo tempo em que reafirma a importância de medidas de conservação para garantir que seus tesouros naturais continuem a prosperar.

 

Data de Publicação: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

LEIA MAIS...

Comitiva de Guarapari visita fazenda marinha para implantação de cultivo de algas no litoral da cidade
Procon registra variação no preço dos ovos de Páscoa em Guarapari
Palcos na Praia do Morro e no Centro com programação variada na Páscoa Fantástica em Guarapari 
Interdição no Trânsito: mudança no acesso à Av. Joaquim da Silva Lima

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30

Telefone

(27) 3361-8200

Endereço

Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Localização


Copyright © Prefeitura Municipal de Guarapari - Poder Executivo - Todos os direitos reservados

Logo da Alphatec