Na manhã desta quarta-feira (12), mães de alunos atípicos se reuniram com o prefeito Rodrigo Borges para discutir a inclusão e o apoio educacional nas escolas municipais. O encontro, realizado no gabinete do prefeito, aconteceu uma semana após o início das aulas e teve como foco principal a preocupação das mães com a disponibilidade de Auxiliares de Serviços Escolares (ASE) para acompanhar seus filhos durante o período escolar.
“Nós viemos com intuito de entender as informações que estão sendo compartilhadas sobre a questão do Auxiliar de Serviços Escolares, dos cuidadores e do direito que cada criança vai ter. E foi esclarecido tudo para a gente que as crianças vão ter apoio e cuidador. Afinal, são muitas dúvidas, por que nossos filhos têm graus de necessidades diferentes e nós estamos mais tranquilas em saber como nossas crianças serão tratadas na escola”, comentou Stefanny Ramos Fonseca, mãe de aluno atípico do interior do município.
Atualmente, a Prefeitura já contratou 188 profissionais para atender à demanda, e o prefeito garantiu que mais contratações serão realizadas até que todos os alunos tenham o suporte necessário. Além disso, um novo quadro de professores colaborativos está sendo formado para auxiliar os professores regentes na adaptação de conteúdos e metodologias, com a previsão de contratação de 150 profissionais. “A prefeitura não está se furtando em tirar as dúvidas, mas trabalhando para garantir que todas crianças tenham o ensino e a dignidade”, afirmou o prefeito Rodrigo Borges.
As mães expressaram suas preocupações sobre a adequação dos serviços e a necessidade de garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, tenham acesso a um ensino de qualidade. O prefeito, atento às demandas, reforçou o compromisso da administração com a inclusão e o bem-estar de todos os estudantes da rede municipal.
A reunião, que foi um passo importante para estreitar o diálogo entre a Prefeitura e as famílias, foi marcada pela troca de ideias e pelo compromisso do município em atender de maneira eficaz a demanda de apoio educacional especializado.
Data de Publicação: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
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