Prevenção da Febre do Oropouche: trabalho das Zoonoses no interior

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou neste mês, um trabalho de conscientização e prevenção da febre do Oropouche nas propriedades rurais do município. O objetivo é alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão dessa doença, que é transmitida pelo mosquito Culicoides paraensis, popularmente conhecido como "mosquito maruim."

De acordo com o coordenador do CCZ, Gilberto Mario dos Santos, é fundamental evitar a exposição ao vetor, mantendo o ambiente limpo e adotando medidas de prevenção, como o uso de roupas que cubram a maior parte do corpo, a aplicação de repelente nas áreas expostas da pele e o uso de telas de malha fina nas janelas e portas. 

A limpeza dos terrenos e a remoção de folhas e frutos caídos também contribuem para reduzir o habitat do mosquito transmissor. "Orientamos a população sobre a importância de podar árvores para permitir que o sol incida diretamente no solo, eliminando locais ideais para a proliferação do vetor. A busca por atendimento médico imediato também é essencial caso os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor nas articulações e manchas vermelhas na pele, sejam identificados", explica Gilberto. 

Durante a última semana, as equipes estiveram nas comunidades de São Miguel, Cabeça Quebrada e Buenos Aires, realizando visitas domiciliares e esclarecendo dúvidas. Durante o trabalho, foram destacadas as ações preventivas e os sintomas da doença, que, caso não tratados corretamente, podem levar a complicações graves, como internações em unidades de terapia intensiva (UTI).

"As ações de conscientização representam um avanço no combate à febre do Oropouche, uma vez que, até o momento, apenas algumas cidades do Estado, como Alfredo Chaves, Anchieta e Viana, estão realizando ações de conscientização. É um trabalho fundamental, especialmente porque há casos confirmados em todos os 78 municípios do Espírito Santo", afirmou Gilberto. 

O trabalho de prevenção é um passo importante na luta contra a febre do Oropouche, que tem se expandido na região. A atuação do CCZ visa garantir a saúde da população, buscando diminuir a incidência da doença e evitar novos casos.

"Infelizmente ainda não existe um inseticida que possa combater o mosquito, como acontece com o 'Aedes aegypti' (conhecido por mosquito da dengue). Não existe nada comprovado ainda que possa fazer o controle químico do Maruim. Por isso a nossa principal arma é não permitir que o 'mosquito maruim' prolifere, e chegue ao contato com as pessoas", completa o coordenador do CCZ.

     

Data de Publicação: segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

LEIA MAIS...

Comitiva de Guarapari visita fazenda marinha para implantação de cultivo de algas no litoral da cidade
Procon registra variação no preço dos ovos de Páscoa em Guarapari
Palcos na Praia do Morro e no Centro com programação variada na Páscoa Fantástica em Guarapari 
Interdição no Trânsito: mudança no acesso à Av. Joaquim da Silva Lima

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30

Telefone

(27) 3361-8200

Endereço

Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Localização


Copyright © Prefeitura Municipal de Guarapari - Poder Executivo - Todos os direitos reservados

Logo da Alphatec