Centro pop quadriplicou o número de atendimentos diários

Em janeiro, desde que as primeiras ações da nova gestão, a Prefeitura por meio da Semtac (Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania) junto com o Centro Pop/ SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social), tem trabalhado para superação da situação de rua. Atualmente, uma média de 40 pessoas têm frequentado o Centro Pop, no bairro Perocão. Isso significa que ao invés de permanecerem nas ruas, eles passam a maior parte dia, em atividades desenvolvidas dentro do Centro Pop. No ano anterior, o número de frequentadores diários não passava de 10.

O espaço tem o objetivo de promover o acesso a higiene pessoal, oferece alimentação, além de promover o acesso a informação, trabalho e direitos que promovam a superação da situação de rua. “Nós melhoramos as condições do espaço, limpamos, demos cara nova para que eles se sintam acolhidos aqui. Reestruturamos o cardápio e hoje eles têm uma alimentação rica e nutritiva, porque nós sabemos que muitos deles não farão outra refeição fora daqui”, explicou a secretária de Assistência Social, Tatiana Perim.

Neste período, 8 pessoas que viviam em situação de rua, e eram assistidas pelo Centro Pop, foram recambiadas para cidade de origem. “Nós identificamos a cidade de origem, contatamos a família, providenciamos as passagens de volta para esses assistidos”, afirmou a coordenadora do Centro Pop, Giselle de Oliveira, explicou que a equipe vem reestruturando e delineando novas formas de atuação.

No mesmo período, 130 atendimentos psicossociais foram realizados. Até dezembro o Centro Pop recebia no máximo 9 pessoas por dia, hoje uma média de 35 pessoas passam espaço por dia. A coordenadora ainda contou que um estudo realizado identificou que 20% dos assistidos tem residência física na cidade, mas estão nas ruas por causa dos vícios. Realizou o acolhimento e averiguações de denúncias, e aumentou o número acolhimentos e atendimentos no Centro Pop. “São as primeiras ações, e primeiros resultados. Estamos fazendo contato com as famílias, buscando atendimentos de saúde para os assistidos e realizando diversas ações para superação da situação de rua”, disse.

Para a Secretária da pasta, Tatiana Perim, essas ações são essenciais e impactam na cidade. “Nós, enquanto Assistência Social temos que olhar para o outro e nos colocarmos no lugar do outro. Nosso objetivo é trazer dignidade as pessoas. Fazer com que elas superem a situação de rua, deixem vícios, busquem uma atividade e vida digna. É um trabalho árduo e de formiguinha. Não é de um dia para o outro, mas aos poucos as coisas vão acontecendo e cidade se transformando. ”

A coordenadora ainda frisou que realiza abordagens pontuais por meio de denúncias. Mas, as abordagens das equipes dos SEAS são diárias e busca superar a situação de rua desses moradores.

O espaço tem o objetivo de promover o acesso a higiene pessoal, oferece alimentação, além de promover o acesso a informação, trabalho e direitos que promovam a superação da situação de rua.

Data de Publicação: sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

LEIA MAIS...

Comitiva de Guarapari visita fazenda marinha para implantação de cultivo de algas no litoral da cidade
Procon registra variação no preço dos ovos de Páscoa em Guarapari
Palcos na Praia do Morro e no Centro com programação variada na Páscoa Fantástica em Guarapari 
Interdição no Trânsito: mudança no acesso à Av. Joaquim da Silva Lima

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta de 08h30 às 17h30

Telefone

(27) 3361-8200

Endereço

Rua Alencar Moraes de Resende, nº 100 - Jardim Boa Vista 29.217-900 - Guarapari - ES

Localização


Copyright © Prefeitura Municipal de Guarapari - Poder Executivo - Todos os direitos reservados

Logo da Alphatec