Parque Estadual Paulo César Vinha

Entre 1970 e 1980, a área onde o Parque está localizado foi alvo de pressão e da especulação imobiliária, com a criação de loteamentos. A ocupação desenfreada no entorno resultou na abertura de acessos, aterros e desmatamento em uma área de grande importância ecológica. Além disso, a região sofria com a retirada de areia, caçadas e queimadas criminosas.

A mobilização de representantes da sociedade e de Organização Não Governamentais Ambientalistas, junto ao governo do Estado do Espírito Santo, para proteger a área resultou na criação do Parque Estadual de Setiba, pelo decreto nº 2.993/1990.

Em 1994, o Parque teve seu nome alterado para “Parque Estadual Paulo Cesar Vinha”, em homenagem ao biólogo que desenvolveu importantes pesquisas e lutou contra a extração de areia na região. Devido à sua luta pela preservação do meio ambiente, Paulo Cesar Vinha foi assassinado em 1993 no limite norte da unidade de conservação.

Assim, o parque foi criado com o intuito de preservar a fauna e a flora nativa, com uma área de 1.500 hectares, caracterizada pelo bioma de Mata Atlântica, existe uma diversidade de ambientes, como lagoas, dunas, planícies alagadas, nove formações vegetais de restinga, costão rochoso e praias. Além de abrigar espécies vegetais e animais ameaçadas de extinção, a coroa-de-frade e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas pererecas e libélulas.

Os principais atrativos do parque são: Lagoa de Caraís, Mirante, Praia de Caraís, Praia de Setibão, Praia Dulé, Trilha da Restinga, Trilha do Alagado e trilha da Clúsia. O Parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que visa proteger áreas adjacentes de restinga e a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.

Texto: Thiara Bernardo Dutra - Doutoranda em História / UFES