Sábado tem vacinação antirrábica na zona rural de Guarapari

A Prefeitura de Guarapari, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará neste sábado (15), mais um dia de vacinação antirrábica na zona rural. As equipes do CCZ irão de casa em casa vacinar cães e gatos das 8h às 16h em diversas localidades: Andana, Lage das Pedras, Campo Grande, Setiba Ville, Jaboticaba, Maxinda, Tartaruga, Fátima, Cidade Jardim, Jardim Guarapari, Fazenda do Campo, Taquara do Reino, Fazenda Roncetti, Muriquioca, Aldeia Velha e Morro Alto.

A ação faz parte da campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e acontecerá durante os meses de junho, julho e agosto na zona rural, e em setembro na área urbana.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que ataca cães, gatos e outros mamíferos, que não estão protegidos com a vacina. Uma vez infectados, eles podem transmitir a raiva para outros animais e para os humanos, tendo como característica uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

O contágio ocorre principalmente através de mordedura, arranhadura ou pela saliva de animais infectados com a doença.

A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais e consequentemente, a raiva humana.

É responsabilidade de todos os proprietários de animais participar da campanha contra a raiva. A vacina serve para proteger não só a saúde do seu bichinho, mas a sua também.

Importante saber:
A partir dos três meses de idade, cães e gatos saudáveis devem ser vacinados contra raiva;
A vacinação é anual;
Cães e gatos devem estar saudáveis, animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação;
Ofereça água e alimentação, normalmente, após a vacinação;
Banho deve ser normal.

Os proprietários que desejarem vacinar seus animais também podem ir ao CCZ de segunda a sexta, das 7h às 16h. O CCZ está localizado na Rua Monazita, s/n, bairro Santa Mônica.

Data de Publicação: sexta-feira, 14 de junho de 2024