Guarapari alcança primeiro lugar em índice de alfabetização, entre os municípios da Grande Vitória

A Prefeitura de Guarapari, através da Secretaria de Educação (Semed), informa que a Educação de Guarapari alcançou a excelente marca de município com maior percentual de crianças alfabetizadas entre as cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória, com 71,8% de crianças alfabetizadas no 2º ano do ensino fundamental em 2023, seguido de Viana (70,1%), Vila Velha (68,1%), Vitória (65,9), Fundão (61,3%), Serra (59,1%) e Cariacica (57,2%).

O indicador é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o objetivo da ação é permitir o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a ex - secretária de educação ,Tamili Mardegan, o resultado mostra que a educação pública municipal de Guarapari tem avançado nos indicadores. Um trabalho que começou em 2002, quando o prefeito Edson, ainda era secretário de educação. “Ser o município da Região da Grande Vitória com maior percentual de alunos alfabetizados é motivo de comemoração, pois se tratam de grandes redes de ensino, com desafios semelhantes aos de Guarapari. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais, para garantir a aprendizagem de todos os nossos estudantes”, explicou.

Para o prefeito Edson Magalhães, que vem investindo forte na construção de novas creches e escolas modernas, esse índice alcançado, é a certeza de que o município está no caminho certo. Em 2002, como secretário, eu já tinha essa visão para o futuro da Educação de Guarapari “Quando investimentos em educação estamos garantindo um futuro melhor a todos. A educação transforma, a segurança melhora, abre portas para o futuro. Vamos continuar inaugurando mais escolas, matriculando mais crianças e investindo no profissional da educação, e parabenizo a todos da Educação Municipal”, concluiu

Data de Publicação: sexta-feira, 07 de junho de 2024