Dia mundial sem tabaco - Podemos te ajudar a abandonar esse vício

O Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo.
Parar de fumar pode ser um desafio, especialmente com o estresse social e econômico, mas há muitos motivos para parar. Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos, conforme demonstrado a seguir:
•    Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
•    Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
•    Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
•    Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
•    Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
•    Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
•    Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
•    Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Em Guarapari, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desenvolve o Projeto Antitabagismo para auxiliar as pessoas a abandonarem o vício do cigarro e terem uma vida mais saudável.
O tratamento é realizado com a utilização de medicação fornecida pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Além do tratamento medicamentoso, são realizadas palestras de conscientização quanto aos malefícios do tabagismo, nas escolas e empresas.
Todas as terças-feiras, às 18h, a Semsa realiza reunião em grupo com os tabagistas.
Caso seja necessário, os pacientes são encaminhados para outros profissionais de saúde como médico, psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros.
Mais de 50 pessoas são atendidas mensalmente pelo projeto e, de cada 10 fumantes que participam, 7 abandonam o uso do cigarro.
Quem tiver interesse no tratamento deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde(Semsa), na Rua Adamastor Antônio da Silva, s/n, Muquiçaba, de segunda a quinta-feira das 12h às 18h e nas sextas feiras, das 08h às 12h. Este tratamento é oferecido pela Prefeitura de Guarapari e é gratuito.

Com dados do Instituto Nacional de Câncer - Ministério da Saúde

Data de Publicação: terça-feira, 31 de maio de 2022