Hoje é o Dia Nacional da Saúde

Hoje (05) é celebrado o Dia Nacional da Saúde. A data é uma referência ao aniversário de nascimento do Dr. Oswaldo Cruz (1872), sanitarista que liderou as campanhas para a erradicação da febre amarela, da peste bubônica e da varíola no país. No Brasil a data instituída em 8 de novembro de 1971, pelo decreto de lei nº 5352, determinou como 5 de agosto o dia para ser dedicado à conscientização da população sobre o valor da saúde.

O Dia Nacional da Saúde, tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados com ela. O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. E neste tempo de pandemia, é importante lembrar de todos eles diariamente.

De acordo com a Secretária de Saúde Municipal, Alessandra Albani, a data é especialmente importante, principalmente neste período de pandemia. "O município tem realizado diversos investimentos em saúde. Diante da situação de pandemia criamos o espaço específico para tratamento de síndromes respiratórias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ampliamos a testagem para várias unidades, contratamos mais profissionais, criamos uma farmácia dentro da UPA, compramos novas ambulâncias, entre outros investimentos.

Segundo a Secretária, mesmo diante dos investimentos, é necessária a participação e o empenho da população nos cuidados com a saúde, "Para que todo o nosso planejamento seja executado com sucesso, precisamos da colaboração da população, no que tange ao cuidado pessoal. É preciso praticar atividade física, cuidar da mente, realizar consultas periódicas, manter hábitos saudáveis e continuar a seguir as medidas de combate à Covid-19, pois os casos diminuíram, mas a pandemia ainda não acabou”, finalizou a Secretária.

Data de Publicação: quinta-feira, 05 de agosto de 2021